253 694 234
Chamada para a rede fixa nacional

Endodontia

Endodontia

Trate o problema pela raíz

A Endodontia é a especialidade da Medicina Dentária que se dedica ao tratamento de patologias da polpa dentária.

As lesões da polpa dentária (comummente designada por nervo) podem ter origem em traumatismos, fraturas ou cáries profundas e podem levar a sintomas de sensibilidade/dor nos dentes e, em casos mais graves, abcessos.

A desvitalização dentária é uma prática muito comum na área de Medicina Dentária, ao contribuir para salvaguardar os dentes quando infeções bacterianas (cáries), traumatismos e outras situações atingem a região do nervo do dente.

 

Como se processa uma desvitalização?

A desvitalização é a remoção do nervo e a parte vascularizada do interior do dente. O dente permanece inserido no osso, mas deixa de ser uma parte viva daí que, a maioria dos dentes desvitalizados devem reabilitados de forma a garantir uma viabilidade de longo prazo.

Endodontia

O que pode levar a uma desvitalização?

-Cárie dentária

A cárie é a situação mais comum que obriga à desvitalização do dente. Se não for tratada “Se atempadamente, as bactérias atravessam o dente, atingem o nervo do dente e vão causar inflamação. É esta inflamação que provoca a conhecida dor de dentes.

Como não existe um tratamento que elimine as bactérias, deixando a polpa dentária intacta, a solução é a desvitalização

– Traumatismo na dentição

Também se recorre à desvitalização quando ocorre um acidente que produz um traumatismo nos dentes e expõe a polpa dentária: o dente parte e o nervo fica exposto. Nesse caso, é preciso retirar este tecido, desvitalizando o dente, para depois se proceder à sua reconstrução.

– A periodontite

A periodontite é outra das situações que leva à desvitalização. Esta que é uma infeção que ocorre quando as bactérias se acumulam nos tecidos de suporte do dente, ou seja, a gengiva e osso.

Quando acontece, para se defender dessas bactérias, o organismo acaba por se autodestruir, levando a uma perda óssea e gengival, fazendo com que os dentes comecem a abanar.

– Uma nova desvitalização

Quando a desvitalização falha e retorna a infeção bacteriana nos canais radiculares, existindo necessidade de realização de uma nova desvitalização.

Tem dúvidas?

Ligue para nós ou mande-nos uma mensagem com a sua dúvida e procuraremos responder o mais rapidamente possível.